quinta-feira, 6 de maio de 2010

UM CIDADÃO HOMOFÓBICO?

Homofobia: ato de repudiar, discriminar, tratar de maneira preconceituosa pessoas homossexuais. Fora da questão do mérito da opção sexual, é bom que se reflita sobre a dignidade da pessoa homossexual. Façamos isto a partir de um fato.
Em uma cidade deste nosso Brasil, o gestor municipal foi a uma rádio e iniciou ali um discurso indigno de uma pessoa pública. Usou o microfone para atacar outras pessoas os chamado de bandidos e outras coisas indizíveis. O que chamou-nos atenção foi o fato de, num determinado momento ele se referi a uma pessoa e no mesmo tom que o chamou de bandido, também chamou de “boióla” e “baitôla”, palavras do senso comum para designar homossexual masculino. Será que na mente deste cidadão a homossexualidade é crime?
Repetimos, a nossa reflexão não entra na questão do mérito, mas parte de uma preocupação: mesmo que a pessoa em questão fosse homossexual, (estamos falando em hipótese) isso a tornaria um criminoso? Um incompetente? Um desonesto? Só a sua suposta opção sexual seria um mal tão grande assim para a sociedade?
É perigoso quando gestores públicos, que são formadores de opinião, propagam nos meios de comunicação essas idéias preconceituosas e criminosas. Torna-se um atentado à paz e à boa convivência entre as pessoas, quando não desrpeta o sentimento de ódio, violência e perseguição. É preciso que todos os ofendidos exijam ser respeitados, exijam retratação. Não se pode silenciar diante de uma situação dessas. E a sociedade todas, independente de suas opções religiosas, políticas, sexual etc. tem o dever moral de repudiar atitudes como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário